Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar tem como principal característica distúrbios do humor, quase sempre na oscilação entre os polos depressivos e eufóricos/agitado, podendo também apresentar-se uma mistura de ambas as polaridades.

As causas do TB são multifatoriais, ou seja, vários fatores interagem entre si, criando condições para o surgimento e desenvolvimento destas patologias.


Fator Genético, fatores ambientais e uso de drogas ilícitas/licitas.


Cada indivíduo possui cargas diferentes destes fatores, o que explica quadros clínicos tão distintos entre os pacientes.


1º FATORES AMBIENTAIS: Como por exemplo história de traumas na infância devido à violência física, negligência ou violência sexual, são importantes.


2º FATOR GENÉTICO: Está bem clara a existência de um fator genético ou hereditário, pois é comum a ocorrência de TB em parentes de indivíduos afetados.


Entretanto, não existem regras ou taxas de probabilidade bem definidas para o risco real de TB em indivíduos com parentes bipolares.


3º O USO DE DROGAS: Como Cannabis (maconha), cocaína, ecstasy, alucinógenos e algumas drogas lícitas, como fumo, antidepressivos, entre outras, também está associado ao TB.


O Transtorno Bipolar pode ser definido a partir de fases ou episódios de humor.


1º DEPRESSÃO: Humor depressivo ou irritável; desinteresse ou falta de prazer nas atividades habituais; desânimo; falta de concentração, esquecimentos, isolamento social entre outros.


O TB pode ser definido a partir de fases ou episódios de humor.


2º EUFORIA: Exaltação do humor, eufórico, expansivo ou irritável, ideias de grandeza, otimismo exagerado, aumento da autoestima, fala rápida.


O TB pode ser definido a partir de fases ou episódios de humor.


3º EPISÓDIO DE HIPOMANIA: É uma forma mais leve de mania. O que melhor caracteriza esse episódio, é o aumento da atividade com sensação de maior energia.


Os transtornos bipolares prejudicam a funcionalidade dos seus pacientes em seu desempenho no trabalho, relacionamentos afetivos e familiares, além de gerar sofrimento entre os familiares e amigos! O TB acomete 1 a 4% da população! Além das alterações do humor, pode prejudicar outras funções do indivíduo como:


* Cognitivas;

* Velocidade das reações motoras;

* Ritmos biológicos;

* Apetite;

* Alterações impulsivas;

* Alterações compulsivas.

3 visualizações

© 2020 CPNA Orgulhosamente criado pela @a

Seguir

Entre em contato para mais informações

  • Instagram
  • Wix Facebook page

Horário de Funcionamento

Seg à Sex: 08:30 - 18:00

Sábado: 08:00 - 12:00