NUTRIÇÃO

1- QUANDO DEVO ME CONSULTAR COM UM NUTRICIONISTA?

       

 A alimentação é o maior prazer do ser humano. Certos alimentos envolvem questões emocionais e por isso, cabe ao nutricionista orientar e avaliar o consumo, priorizando sempre o paciente. A nutrição é uma área da saúde completamente voltada para as necessidades nutricionais do ser humano sendo o nutricionista o responsável por levar a informação aos seus pacientes, sobre a importância da ingestão correta de nutrientes e organizar o dia a dia das pessoas com alimentos, que se encaixam na individualidade de cada um para que façam escolhas saudáveis, melhorando diversos aspectos da vida. Em qualquer fase da vida podemos procurar um nutricionista e adequar todos esses aspectos.

 

2- QUAIS AS DOENÇAS QUE O TRATAMENTO NUTRICIONAL PODE TRATAR?

       

 O tratamento nutricional não é somente para quem deseja emagrecer mas também para tratamentos de diabetes, colesterol, hipertensão e as mais diversas doenças e alterações no organismo, além de acompanhamento de gravidez e melhora do desempenho esportivo. Com uma boa nutrição também tratamos transtornos alimentares. Pacientes com transtornos alimentares possuem inadequações profundas no consumo, padrão e comportamento alimentar, além de diversas crenças equivocadas sobre alimentação, o que geralmente acarreta piora do estado nutricional. A nutricionista vai auxiliar e realizar um tratamento que visa a promoção de hábitos alimentares saudáveis, a cessação de comportamentos inadequados (como a restrição, a compulsão e a purgação) e a melhora na relação do paciente para com o alimento e o corpo.

 

3- O QUE ESPERAR DO TRATAMENTO NUTRICIONAL?

  Seja qual foi o motivo que te fez procurar uma nutricionista, a mudança de seus hábitos alimentares traz mais disposição e melhora da qualidade de sono, além de tratar todas as alterações que identificamos na anamnese nutricional. Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é capaz de diminuir o risco de infartos, de doenças crônicas e até proteger contra o câncer. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias dos alimentos promovem o aumento da resposta imune, fundamental para nos proteger contra infecções.

 

4- QUAIS SÃO AS ETAPAS DE UMA CONSULTA NUTRICIONAL?

 Primeiramente iniciamos com uma conversa para saber o motivo que levou o paciente até o consultório;  sejam eles por vontade própria ou por encaminhamento médico.

 

 Na consulta fazemos uma anamnese que é a coleta de informações, sobre o paciente e o funcionamento de todo o organismo: histórico médico individual e familiar, histórico alimentar e nutricional, hábitos fisiológicos e tudo o que for necessário para uma boa conduta nutricional.

 O exame físico também é de extrema importância onde será realizado o exame de bioimpedância (para saber mais vá na aba bioimpedância) e também avaliado aspectos físicos para obtermos o diagnóstico nutricional.

 Finalmente é realizada a prescrição nutricional, onde um plano alimentar será elaborado de acordo com todas as necessidades do paciente e de acordo com o objetivo do mesmo. É importante lembrar que a prescrição nutricional é individualizada portanto, não deve ser compartilhada com outras pessoas. Cada organismo é diferente do outro. 

 O tempo de acompanhamento e retorno ao consultório dependerá de cada caso. O importante é seguir todas as orientações nutricionais e em caso de dúvidas entrar em contato conosco.

© 2020 CPNA Orgulhosamente criado pela @a

Seguir

Entre em contato para mais informações

  • Instagram
  • Wix Facebook page

Horário de Funcionamento

Seg à Sex: 08:30 - 18:00

Sábado: 08:00 - 12:00