ELETROENCEFALOGRAMA

O QUE É ELETROENCEFALOGRAMA?

O eletroencefalograma é um exame de extrema importância, para detectar doenças e distúrbios cerebrais ou do sistema nervoso central e alterações vasculares que podem colocar o paciente em risco. O EEG como é conhecido, é considerado um exame não invasivo, simples, indolor, sem contraindicações e que pode ser feito em qualquer idade.

Com o avanço da tecnologia no campo da medicina o exame ganhou ainda mais importância. Pois informações de qualidade, contribuem grandemente no diagnóstico de diversos problemas cerebrais e em aplicações de novas técnicas terapêuticas, como é o caso do Neurofeedback que utiliza o EEG como auxiliar no treinamento, melhorando assim significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

O QUE PODE SER DETECTADO NO ELETROENCEFALOGRAMA?

A epilepsia é a principal anormalidade investigada ao se solicitar um exame de eletroencefalograma, mas o exame ajuda também na investigação das condições neurológicas que precisam ser diferenciadas da epilepsia, na investigação de problemas na medula espinhal ou sistema nervoso no geral e de alguns distúrbios do sono. Pode ainda ser usado durante as cirurgias cerebrais ou enquanto o paciente estiver sob o efeito de anestesia.

QUAIS DOENÇAS OU DISTÚRBIOS PODEM SER IDENTIFICADOS COM O EEG?

- Eplepsia;

- Estrutura anormal no cérebro (como um tumor);

- Morte de algum tecido que bloqueia o fluxo cerebral (pode ser causado por AVC)

- Sangramento anormal (hemorragia)

- Distúrbios do sono;

- Edema cerebral;

- Enxaqueca e outros tipos de cefaleia.

- Entre outros...

COMO É FEITO O EXAME?

Geralmente o paciente fica sentado ou deitado confortavelmente. É uma técnica indolor onde o paciente deve ficar imóvel e relaxado.O exame é realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo, fixados por uma pasta aderente e condutora que ira captar os sinais elétricos que constituem a atividade cerebral.

QUANTO TEMPO DURA UM EXAME DE ELETROENCEFALOGRAMA?

O procedimento dura em média 30 minutos mas pode chegar a 1 hora. O aparelho de EEG é o responsável por captar as atividades elétricas do cérebro e amplificá-las, elaborando um gráfico das ondulações cerebrais.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS INTERFERENTES NO EXAME?

Sempre antes de realizar o exame o técnico precisa averiguar se o paciente:

- Praticou atividade física de forma excessiva;

- Ingeriu medicamentos (saber quais);

- Fez jejum antes do teste;

- Ingeriu alimentos ou bebidas com muita cafeína;

- Tem alguma infecção no couro cabeludo.

- Tudo isso pode interferir e até impedir a realização do procedimento.