ELETROCARDIOGRAMA

O QUE É ELETROCARDIOGRAMA

O eletrocardiograma é um exame de base simples e seguro utilizado em numerosos contextos clínicos, um deles para o descarte de doenças cardíacas perante sintomas similares aos cardíacos, como no caso de crises de ansiedade onde o paciente relata dor no peito e/ou aceleração no coração. O exame avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso.

O QUE PODE SER DETECTADO NO ELETROCARDIOGRAMA?

O exame é indicado como parte da análise de doenças cardíacas em especial as arritmias cardíacas. Também muito útil no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Utilizado para descartar doenças cardíacas.

QUAIS DOENÇAS OU DISTÚRBIOS PODEM SER IDENTIFICADOS COM O ECG?

O objetivo do exame é verificar se há alguma falha na condução elétrica pelo coração. Ou seja, se existem bloqueios ou partes do músculo que não estão se movendo como deveriam, o que pode sinalizar problemas cardíacos.

O eletro é muito utilizado para flagrar arritmias e taquicardias ou bradicardias, quando o peito bate rápido ou devagar demais, respectivamente. Mas é um teste inicial ou seja, ele aponta possíveis suspeitas que devem ser confirmadas com outros exames.

COMO É FEITO O EXAME?

O paciente deita em uma maca e o médico ou técnico conecta os eletrodos para averiguar os impulsos elétricos de áreas diferentes do coração. A oscilação captada é conduzida ao eletrocardiógrafo que durante cerca de cinco minutos, registra a informação em gráficos impressos numa bobina de papel.

PERIODICIDADE

O exame pode ser solicitado tanto pontualmente, quando alguém dá entrada num serviço de emergência ou há suspeitas de doenças cardíacas, quanto como medida preventiva nos checkups anuais, em geral receitados por volta dos 40 anos.

CUIDADOS E CONTRAINDICAÇÕES

Como é supersimples e nada invasivo todos podem realizar esse exame. O eletrocardiograma também não precisa de um preparo prévio — nada de jejum ou algo do tipo.